Interpretando o METAR:
Olá comandantes.
Grande parte dos pilotos virtuais não sabe o que é, ou pra que serve um METAR, foi pra isso que resolvi criar um tutorial falando sobre os mesmos. Vamos então ao que interessa.
O METAR é uma mensagem para fins aeronáuticos, que tem o objetivo informar os fenômenos meteorológicos em um determinado aeródromo, a uma determinada hora. Vamos à prática.
METAR SBJR 1400Z 18012KT 3000 HZ FEW008 SCT020 OVC100 25/20 Q1010
Irei agora descrever cada parte da mensagem:
METAR: Natureza da mensagem, este nome é posto a fim de diferenciar esta mensagem das outras.
SBJR: Código ICAO do Aeródromo a que a mensagem se refere.
101200Z: Dada e hora da mensagem. Dia 10; às 12 horas UTC (Universal Time Coordinated. [Hora Universalmente Coordenada]. Também conhecida por "Hora Zulu" ou, ainda, "Hora GMT").
Obs: Não ha necessidade o mês, pois essa mensagem é trocada de hora em hora.
18012KT: Direção e velocidade do vento. Vindo de 180° com 12nós.
Variantes encontradas neste grupo da mensagem:
- Informações relacionadas a rajadas são indicadas pela letra G (Gust). Exemplo:
18012G25KT - Ventos de 180 graus com 12 nós de velocidade, e rajadas de 25nós.
- Direção do vento não precisa, indicada por VRB. Exemplo:
VRB12KT - Ventos de direção indeterminada com 12nós.
- Variações na direção com limitações definidas. Exemplo:
18012KT 140V220: o 180 indica a média da direção 220+140 = 360 : 2 = 180; o vento está variando entre 140 e 220 graus.
- Valores da velocidade do vento superiores a 99KT são informados com a letra P (plus). Exemplo:
180P99KT
- Vento calmo. Exemplo:
00000KT
Obs: Na meteorologia o vento só é calmo quando sua velocidade for 00. Diferente da aviação que ventos abaixo de 06KT são considerados calmos.
3000: Visibilidade, codificada em metros.
Observações:
1) Visibilidade superior a 10Km ou 10000m indicar-se-á 9999.
2) Visibilidade ZERO é informada 0000.
3) Pode haver da visibilidade observada não for a mesma em todos os setores do aeródromo, neste caso será adicionados os pontos cardeais ou colaterais, em relação ao aeródromo, conforme exemplos a seguir:
3500NW: 3500 metros no setor noroeste do aeródromo.
1500S: 1500 metros no setor sul do aeródromo.
4) Caso o aeroporto possua visibilhometros (instrumento capaz de medir a visibilidade representativa da pista, conhecida como RVR - Runway Visual Range / Alcance Visual na Pista) será informado da seguinte forma:
R20/2000: R20 - pista 20; 2000 metros de visibilidade.
- Tendências do alcance visual:
R20/2000U: 2000 metros, tendendo a aumentar (U - up)
R20/2000N: 2000 metros, sem tendências (N - no change)
R20/2000D: 2000 metros, tendendo a diminuir (D - down)
HZ: Fenômeno significativo presente.
Fenômenos significativos:
- Intensidade ou Proximidade:
- (sinal de negativo) - LEVE
(sem sinal) - MODERADA
+ (sinal de positivo) - FORTE
VC: NAS VIZINHANÇAS
- Descritor:
TS - TROVOADA
SH - PANCADA
- Precipiração:
DZ - CHUVISCO
RA - CHUVA
SN - NEVE
GR - GRANIZO
GS - GRANIZO PEQUENO
- Obscurecedor:
BR - NEVOA ÚMIDA
FG - NEVOEIRO
FU - FUMAÇA
VA - CINZAS VULCANICAS
SA - AREIA
HZ - NEVOA SECA
FEW008 SCT020 OVC100: Nebulosidade (OVC + SCT).
Informadas até três camadas, por altura, da mais baixa para a mais alta.
Será informada a quarta camada caso haja alguma nuvem de natureza CB ou TCU.
FEW - poucas nuvens - 1/8 ou 2/8 da abóbada celeste.
SCT - núvens esparsas - 3/4 ou 4/8 da abóbada celeste.
BKN - nublado - 5/8 a 7/8 da abóbada celeste. (Constitui teto)
OVC - encoberto - 8/8 da abobada celeste. (Constitui teto)
Obs: A altura das nuvens será informada em centenas de pés.
CAVOK - Indicará céu claro. Ceiling And Visibility OK
Obs: Não havendo nuvens a 5000 pés ou mais, e caso não possa ser utilizado o termo CAVOK será codificado NSC (No Significant Clouds).
25/20: Temperatura do ar e temperatura do ponto de orvalho, respectivamente, em graus Celsius.
Obs: Temperaturas negativas serão informadas por M (minus)
Q1010: Pressão ao nível do mar para ajuste de altímetro no aeródromo.
Informações Adicionais:
Será usada a sigla RE junto aos fenômenos meteorológicos, caso este fenômeno tenha acontecido recentemente.
RERA - Significa que recentemente estava chovendo no Aeródromo.
Ao final da mensagem será reportada a existência de WindShear, e a pista de ocorrência. Por exemplo: WS RWY 20 (Windshear pista 20) / WS ALL RWY (Windshear em todas as pistas)
EXEMPLO:
SBGL 121100Z 20015KT 5000 BKN030 +RA 22/15 Q1025
GALEAO DIA 12, 11 HORAS UTC, VENTOS DE 200 COM 15 NÓS, VISIBILIDADE 5KM, NUBLADO A 3000FT, CHUVA FORTE, TEMPERATURA DO AR 22°C, PONTO DE ORVALHO 15°C, AJUSTE DE ALTÍMETRO 1025HPA
É isso aí pessoal, espero ter ajudado. Em breve voltarei com novas matérias relacionadas a meteorologia. Qualquer sugestão ou reclamação será muito bem vinda.
Bons vôos! Mantenha os olhos nos céus!
sábado, 30 de outubro de 2010
METAR - Guia de interpretação
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1 comentários:
Muito bom o posto, claro e direto.
Me ajudou a entender como o METAR funciona, OBRIGADO!
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