O ILS(Instrument Landing System- Sistema de Pouso por Instrumento) é um sistema criado na década de 50, onde teve ínicio a era do vôo por instrumento.Não bastava apenas "voar" em vôo de cruzeiro sem visibilidade ou com mau tempo, mas era preciso, sobretudo, pousar com segurança quando as condições meterológicas não eram favoráveis ao pouso visual. Na verdade, com exeção do 'ILS CATIII C"( onde a aeronave toca a pista sem visibilidade nenhuma), todo pouso por instrumento ocorre com o piloto visualizando a pista. A diferença é que o sistema ILS permite que se chegue com segurança muito mais próximo da pista até obter contato visual.
Existem basicamente 4 tipos de aproximação por instrumento, são elas: NDB,VOR,GPS e ILS.As aproximações NDB,VOR e GPS são consideradas de não precisão, onde a aeronave chega próximo a pista até um determinado limite que se chama MDA(Minimun Descent Altitude- Altitude Minima de Descida).Nesse limite o piloto precisa obter contato visual ou então arremeter.
Já a aproximação por ILS é considerada aproximação de precisão onde a aeronave chega muito próximo a pista(DA - Decision Altitude - Altitude de Decisão-800m de distancia e a 200pés/60m de altura) onde o piloto deve obter contato visual com a pista ou arremeter(exceto no CATIIIc)
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CATEGORIA DE ILS-|----DA-(TETO) MÍNIMO--|---VISIBILIDADE MÍNIMA |
------------------------|------------------------------|-------------------------------|
CATI------------------|DA 200PÉS----------------|--800 Metros---------------|
CATII--------------- -|-DA 100PÉS---------------|---400 Metros--------------|
CATIIIA--------------|-Não HÁ MÍNIMO---------|-------210 Metros----------|
CATIIIB--------------|-" " " " " " " ---------------|--------45 Metros ----------|
CATIIIC------------- |- " " " " " " " --------------|----Não HÁ MÍNIMO -------|
-----------------------|------------------------------|--------------------------------|
Localizer:É a extensão do eixo da pista em forma de rádio sinal(invisivel) que fornece o curso magnético de alinhamento preciso com o eixo da pista.
Glide-patch ou Glide-slope:É uma rampa imaginária tembém em forma de rádio-sinal, que fprnece orientação de descida na forma de uma rampa de planeio em direção ao ponto de toque na pista(touchdown point)
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Componentes do ILS nas aeronaves:
Na aeronave é necessário possuir um receptor dos sinais enviados pelo sistema ILS no solo e que decodifique rapidamente esses sinais exibindo-os num mostrador no painel da aeronave.Basicamente pode ser encontrado três tipos de mostradores:
Acoplado ao mostrador do VOR
Este é o mais comum e simples.É encontrado geralmente em aeronaves de pequeno porte e por ser de fácil visualização é muito utilizado no treinamentos de pilotos.Ele é acoplado ao receptor/mostrador VOR sendo a barra horizontal o Glide-patch e o CDI(Barra vertical) o Localizer.
Acoplado ao HSI
Este é encontrado em aeronaves mais equipadas como bimotores e turbo-hélices.Num unico instrumento chamado HSI(Horizontal Situation Instrument) é possivel sobrepor e visualizar as marcações dos giro direcional,VOR e ILS.Sendo que as duas setas amarelas de ambos os lados são Glide-patch e movem-se para cima e para baixo de acordo com a rampa, e no centro o CDI é o Localizer
Acoplado ao EFIS
Este é encontrado em jatos de pequeno, médio e grande porte.Aqui o sistema ILS é acoplado às telas EFIS e é possivel visualizar as marcações do ILS na tela de cima através das setas roxas juntamente com o horizonte artificial e na tela de baixo com o HSI, sendo que o Glide-patch na seta à direita e o Localizer no CDI, ambos em roxo.
Alertas do Marker Beacon
No painél da aeronave existe também um pequeno mostrador audio-visual onde é possivel saber o exato momento em que a aeronave está passando por um Marker Beacon através de 3 cores e 3 sinais de áudio diferenciados.
(Marcador Externo - OM - Outer Marker - Luz Azul)
(Marcador Externo - MM - Middle Marker - Luz Laranja)
(Marcador Externo - IM - Inner Marker - Luz Branca)
Funcionamento do ILS:
O ILS é um sistema que fica ligado e operacional no mesmo periodo de funcionamento em que seu aeroporto fica.Contudo, as operações de um determinado ILS podem ser suspensas quando os mínimos meterológicos forem inferiores aos determinados por sua categoria de operação( CatI, CatII, CatIII) ou para eferição do sistema. Ele opera sempre em uma frequência especifica(Ex: ILS de Congonhas(ISP)-109.30), sendo que cada ILS tem uma frequência própria e o receptor na aeronave que irá se utilizar dele(Ex:NAV1) sempre deverá estar sintonizado nessa mesma frequência. O "eixo"(Localizador) do ILS, o HDG(Heading) do mostrador deverá estar selecionado com o mesmo rumo (proa).
Quando uma aeronave está prestes a iniciar um procedimento em ILS, ela está obrigatoriamente num espaço aereo controlado. Nesse tipo de espaço aéreo, a aeronave é direcionada a interceptar o Localizer através da instrução do orgão ATC ou determinações constantes num procedimento pré-definido chamado "STAR"(Standart Terminal Approach Route). Portanto, na maioria das vezes, a aeronave será sempre "colocada"(de acordo com as instruções)numa rota de interceptação do Localizer em média a 10milhas da pista.
Ao interceptar o Localizer, o piloto deverá preocupar-se em manter a aeronave corretamente estabilizada no rumo magnético, centrando o CDI. Para isso as pequenas correções de proa e rumo deverão ser feitas de moda mais delicada possivel devida à extrema sensibilidade do sistema, sendo que o piloto deverá utilizar o leme de diração e, caso necessário, ligeiras inclinações de asa. Logo a seguir, será feita a inerceptação da "rampa"(Glide-patch) do ILS e também serão necessárias pequenas correções até estabilizar completamente a aeronave. As correções de Glide-patch deverão ser efetuadas utilizando sempre e unicamente a potência da aeronave e nunca o profundor(manche), isso também devido a extrema sensibilidade do sistema.
Situações e correções
Localizer: Correto
Glide: Está acima da rampa
Correção: Manter a proa e reduzir ligeiramente a potência.Ao recuperar a rampa aumentar a potência.
Localizer: Correto
Glide: Está abaixo da rampa
Correção: Manter a proa e manter a potência. Ao recuperar a rampa, reduzir a potência.
Localizer: Está a direita do eixo
Glide: Correto
Correção: Manter a potência e a razão da descida. Comandar pedal esquerdo e se necessário inclinar a asa ligeiramente para esquerda. Ao recuperar o eixo, estabilizar a aeronave.
Localizer: Está a esquerda do eixo
Glide: Correto
Correção: Manter a potência e a razão de descida. Comandar e direito e se necessário inclinar a asa ligeiramente para a direita. Ao recuperar o eixo, estabilizar a aeronave.
Localizer: Está à direita do eixo
Glide: Está abaixo da rampa
Correção: Comandar pedal esquerdo e aumentar potência. Se necessário inclinar a asa ligeiramente para a esquerda. Ao recuperar, estabilizar a aeronave.
Localizer: Está à esqueda do eixo
Glide: Está acima da rampa
Correção: Comandar pedal direito e reduzir ligeiramente a potência. Se necessário inclinar a asa ligeiramente para a direita. Ao recuperar, estabilizar a aeronave
CATEGORIA DE ILS-|----DA-(TETO) MÍNIMO--|---VISIBILIDADE MÍNIMA |
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CATI------------------|DA 200PÉS----------------|--800 Metros---------------|
CATII--------------- -|-DA 100PÉS---------------|---400 Metros--------------|
CATIIIA--------------|-Não HÁ MÍNIMO---------|-------210 Metros----------|
CATIIIB--------------|-" " " " " " " ---------------|--------45 Metros ----------|
CATIIIC------------- |- " " " " " " " --------------|----Não HÁ MÍNIMO -------|
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Localizer:É a extensão do eixo da pista em forma de rádio sinal(invisivel) que fornece o curso magnético de alinhamento preciso com o eixo da pista.
Glide-patch ou Glide-slope:É uma rampa imaginária tembém em forma de rádio-sinal, que fprnece orientação de descida na forma de uma rampa de planeio em direção ao ponto de toque na pista(touchdown point)
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Componentes do ILS nas aeronaves:
Na aeronave é necessário possuir um receptor dos sinais enviados pelo sistema ILS no solo e que decodifique rapidamente esses sinais exibindo-os num mostrador no painel da aeronave.Basicamente pode ser encontrado três tipos de mostradores:
Acoplado ao mostrador do VOR
Este é o mais comum e simples.É encontrado geralmente em aeronaves de pequeno porte e por ser de fácil visualização é muito utilizado no treinamentos de pilotos.Ele é acoplado ao receptor/mostrador VOR sendo a barra horizontal o Glide-patch e o CDI(Barra vertical) o Localizer.
Acoplado ao HSI
Este é encontrado em aeronaves mais equipadas como bimotores e turbo-hélices.Num unico instrumento chamado HSI(Horizontal Situation Instrument) é possivel sobrepor e visualizar as marcações dos giro direcional,VOR e ILS.Sendo que as duas setas amarelas de ambos os lados são Glide-patch e movem-se para cima e para baixo de acordo com a rampa, e no centro o CDI é o Localizer
Acoplado ao EFIS
Este é encontrado em jatos de pequeno, médio e grande porte.Aqui o sistema ILS é acoplado às telas EFIS e é possivel visualizar as marcações do ILS na tela de cima através das setas roxas juntamente com o horizonte artificial e na tela de baixo com o HSI, sendo que o Glide-patch na seta à direita e o Localizer no CDI, ambos em roxo.
Alertas do Marker Beacon
No painél da aeronave existe também um pequeno mostrador audio-visual onde é possivel saber o exato momento em que a aeronave está passando por um Marker Beacon através de 3 cores e 3 sinais de áudio diferenciados.
(Marcador Externo - OM - Outer Marker - Luz Azul)
(Marcador Externo - MM - Middle Marker - Luz Laranja)
(Marcador Externo - IM - Inner Marker - Luz Branca)
Funcionamento do ILS:
O ILS é um sistema que fica ligado e operacional no mesmo periodo de funcionamento em que seu aeroporto fica.Contudo, as operações de um determinado ILS podem ser suspensas quando os mínimos meterológicos forem inferiores aos determinados por sua categoria de operação( CatI, CatII, CatIII) ou para eferição do sistema. Ele opera sempre em uma frequência especifica(Ex: ILS de Congonhas(ISP)-109.30), sendo que cada ILS tem uma frequência própria e o receptor na aeronave que irá se utilizar dele(Ex:NAV1) sempre deverá estar sintonizado nessa mesma frequência. O "eixo"(Localizador) do ILS, o HDG(Heading) do mostrador deverá estar selecionado com o mesmo rumo (proa).
Quando uma aeronave está prestes a iniciar um procedimento em ILS, ela está obrigatoriamente num espaço aereo controlado. Nesse tipo de espaço aéreo, a aeronave é direcionada a interceptar o Localizer através da instrução do orgão ATC ou determinações constantes num procedimento pré-definido chamado "STAR"(Standart Terminal Approach Route). Portanto, na maioria das vezes, a aeronave será sempre "colocada"(de acordo com as instruções)numa rota de interceptação do Localizer em média a 10milhas da pista.
Ao interceptar o Localizer, o piloto deverá preocupar-se em manter a aeronave corretamente estabilizada no rumo magnético, centrando o CDI. Para isso as pequenas correções de proa e rumo deverão ser feitas de moda mais delicada possivel devida à extrema sensibilidade do sistema, sendo que o piloto deverá utilizar o leme de diração e, caso necessário, ligeiras inclinações de asa. Logo a seguir, será feita a inerceptação da "rampa"(Glide-patch) do ILS e também serão necessárias pequenas correções até estabilizar completamente a aeronave. As correções de Glide-patch deverão ser efetuadas utilizando sempre e unicamente a potência da aeronave e nunca o profundor(manche), isso também devido a extrema sensibilidade do sistema.
Situações e correções
Localizer: Correto
Glide: Está acima da rampa
Correção: Manter a proa e reduzir ligeiramente a potência.Ao recuperar a rampa aumentar a potência.
Localizer: Correto
Glide: Está abaixo da rampa
Correção: Manter a proa e manter a potência. Ao recuperar a rampa, reduzir a potência.
Localizer: Está a direita do eixo
Glide: Correto
Correção: Manter a potência e a razão da descida. Comandar pedal esquerdo e se necessário inclinar a asa ligeiramente para esquerda. Ao recuperar o eixo, estabilizar a aeronave.
Localizer: Está a esquerda do eixo
Glide: Correto
Correção: Manter a potência e a razão de descida. Comandar e direito e se necessário inclinar a asa ligeiramente para a direita. Ao recuperar o eixo, estabilizar a aeronave.
Localizer: Está à direita do eixo
Glide: Está abaixo da rampa
Correção: Comandar pedal esquerdo e aumentar potência. Se necessário inclinar a asa ligeiramente para a esquerda. Ao recuperar, estabilizar a aeronave.
Localizer: Está à esqueda do eixo
Glide: Está acima da rampa
Correção: Comandar pedal direito e reduzir ligeiramente a potência. Se necessário inclinar a asa ligeiramente para a direita. Ao recuperar, estabilizar a aeronave
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