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sábado, 30 de outubro de 2010

METAR - Guia de interpretação

Interpretando o METAR:

Olá comandantes.

Grande parte dos pilotos virtuais não sabe o que é, ou pra que serve um METAR, foi pra isso que resolvi criar um tutorial falando sobre os mesmos. Vamos então ao que interessa.

O METAR é uma mensagem para fins aeronáuticos, que tem o objetivo informar os fenômenos meteorológicos em um determinado aeródromo, a uma determinada hora. Vamos à prática.

METAR SBJR 1400Z 18012KT 3000 HZ FEW008 SCT020 OVC100 25/20 Q1010

Irei agora descrever cada parte da mensagem:

METAR: Natureza da mensagem, este nome é posto a fim de diferenciar esta mensagem das outras.

SBJR: Código ICAO do Aeródromo a que a mensagem se refere.

101200Z: Dada e hora da mensagem. Dia 10; às 12 horas UTC (Universal Time Coordinated. [Hora Universalmente Coordenada]. Também conhecida por "Hora Zulu" ou, ainda, "Hora GMT").

Obs: Não ha necessidade o mês, pois essa mensagem é trocada de hora em hora.

18012KT: Direção e velocidade do vento. Vindo de 180° com 12nós.

Variantes encontradas neste grupo da mensagem:

  • Informações relacionadas a rajadas são indicadas pela letra G (Gust). Exemplo:
    18012G25KT - Ventos de 180 graus com 12 nós de velocidade, e rajadas de 25nós.

  • Direção do vento não precisa, indicada por VRB. Exemplo:
    VRB12KT - Ventos de direção indeterminada com 12nós.

  • Variações na direção com limitações definidas. Exemplo:
    18012KT 140V220: o 180 indica a média da direção 220+140 = 360 : 2 = 180; o vento está variando entre 140 e 220 graus.

  • Valores da velocidade do vento superiores a 99KT são informados com a letra P (plus). Exemplo:
    180P99KT

  • Vento calmo. Exemplo:
    00000KT

    Obs: Na meteorologia o vento só é calmo quando sua velocidade for 00. Diferente da aviação que ventos abaixo de 06KT são considerados calmos.

3000: Visibilidade, codificada em metros.

Observações:

1) Visibilidade superior a 10Km ou 10000m indicar-se-á 9999.
2) Visibilidade ZERO é informada 0000.
3) Pode haver da visibilidade observada não for a mesma em todos os setores do aeródromo, neste caso será adicionados os pontos cardeais ou colaterais, em relação ao aeródromo, conforme exemplos a seguir:

3500NW: 3500 metros no setor noroeste do aeródromo.
1500S: 1500 metros no setor sul do aeródromo.

4) Caso o aeroporto possua visibilhometros (instrumento capaz de medir a visibilidade representativa da pista, conhecida como RVR - Runway Visual Range / Alcance Visual na Pista) será informado da seguinte forma:

R20/2000: R20 - pista 20; 2000 metros de visibilidade.

- Tendências do alcance visual:

R20/2000U: 2000 metros, tendendo a aumentar (U - up)
R20/2000N: 2000 metros, sem tendências (N - no change)
R20/2000D: 2000 metros, tendendo a diminuir (D - down)

HZ: Fenômeno significativo presente.

Fenômenos significativos:

  • Intensidade ou Proximidade:

    - (sinal de negativo) - LEVE
    (sem sinal) - MODERADA
    + (sinal de positivo) - FORTE

    VC: NAS VIZINHANÇAS

  • Descritor:

    TS - TROVOADA
    SH - PANCADA

  • Precipiração:

    DZ - CHUVISCO
    RA - CHUVA
    SN - NEVE
    GR - GRANIZO
    GS - GRANIZO PEQUENO

  • Obscurecedor:

    BR - NEVOA ÚMIDA
    FG - NEVOEIRO
    FU - FUMAÇA
    VA - CINZAS VULCANICAS
    SA - AREIA
    HZ - NEVOA SECA

FEW008 SCT020 OVC100: Nebulosidade (OVC + SCT).

Informadas até três camadas, por altura, da mais baixa para a mais alta.
Será informada a quarta camada caso haja alguma nuvem de natureza CB ou TCU.

FEW - poucas nuvens - 1/8 ou 2/8 da abóbada celeste.
SCT - núvens esparsas - 3/4 ou 4/8 da abóbada celeste.
BKN - nublado - 5/8 a 7/8 da abóbada celeste. (Constitui teto)
OVC - encoberto - 8/8 da abobada celeste. (Constitui teto)

Obs: A altura das nuvens será informada em centenas de pés.

CAVOK - Indicará céu claro. Ceiling And Visibility OK

Obs: Não havendo nuvens a 5000 pés ou mais, e caso não possa ser utilizado o termo CAVOK será codificado NSC (No Significant Clouds).

25/20: Temperatura do ar e temperatura do ponto de orvalho, respectivamente, em graus Celsius.

Obs: Temperaturas negativas serão informadas por M (minus)

Q1010: Pressão ao nível do mar para ajuste de altímetro no aeródromo.


Informações Adicionais:

Será usada a sigla RE junto aos fenômenos meteorológicos, caso este fenômeno tenha acontecido recentemente.

RERA - Significa que recentemente estava chovendo no Aeródromo.

Ao final da mensagem será reportada a existência de WindShear, e a pista de ocorrência. Por exemplo: WS RWY 20 (Windshear pista 20) / WS ALL RWY (Windshear em todas as pistas)


EXEMPLO:

SBGL 121100Z 20015KT 5000 BKN030 +RA 22/15 Q1025

GALEAO DIA 12, 11 HORAS UTC, VENTOS DE 200 COM 15 NÓS, VISIBILIDADE 5KM, NUBLADO A 3000FT, CHUVA FORTE, TEMPERATURA DO AR 22°C, PONTO DE ORVALHO 15°C, AJUSTE DE ALTÍMETRO 1025HPA


É isso aí pessoal, espero ter ajudado. Em breve voltarei com novas matérias relacionadas a meteorologia. Qualquer sugestão ou reclamação será muito bem vinda.

Bons vôos! Mantenha os olhos nos céus!

1 comentários:

Luis Augusto Barchi disse...

Muito bom o posto, claro e direto.
Me ajudou a entender como o METAR funciona, OBRIGADO!

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